Crescimento da indústria acelera demanda por soluções de automação

Num cenário em que, segundo IBGE, região Sul do País é uma das que mais crescem internamente em PIB industrial, diretor da empresa gaúcha Divimec prevê ganhos na produtividade com implantação de ERP

Num momento de retomada da economia, a indústria oferece um cenário otimista, com destaque para os estados do Sul do País, de acordo com dados da CNI (Confederação Nacional da Industria) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A CNI também avalia a evolução tecnológica do setor e aponta que parte das indústrias brasileiras vem adotando ferramentas de automação para otimizar operações e reduzir custos. Esse é o caso da Divimec – Tecnologia Industrial, empresa gaúcha que adotou o sistema de gestão da CIGAM para automatizar processos que vão do chão de fábrica à área financeira.

Divimec engrossa as estatísticas da Indústria 4.0 na região Sul

Para o diretor Comercial da Divimec – Tecnologia Industrial, Maicon Flor, a Industria 4.0 está se desenvolvendo no Brasil e a companhia decidiu repensar processos com foco em inovação e produtividade para se manter competitiva e atender a uma demanda crescente. “Já fizemos muitas inovações e melhorias do ‘portão para fora’, agora estamos otimizando processos do ‘portão para dentro’. Com o novo ERP CIGAM, queremos cada vez mais integrar as soluções internas para melhorar a interação com nosso mercado. Ter confiabilidade na informação imediata vai ser o grande diferencial para aproveitarmos os recursos do novo sistema”, destaca.

O executivo realça que o mercado exige cada vez mais produtos tecnológicos e eficientes, mas ainda esbarra muito na questão de preço e na falta de mão-de-obra qualificada para operar esta tecnologia. Nesse sentido, contar com um sistema flexível e intuitivo vai ajudar a Divimec a entregar um produto mais eficiente e com um melhor valor. “Será uma grande vantagem competitiva”, afirma.

Ele acrescenta que os investimentos em soluções de automação são constantes na Divimec, tanto para funcionalidades operacionais dos equipamentos, como na questão de monitoramento remoto (indústria 4.0). “Nesse sentido contamos com o apoio dos nossos parceiros comerciais para integrar estas soluções”, ressalta. A consultoria e implementação do ERP foi realizada pela CIGAM Produtiva, Unidade de Negócios da CIGAM em Santa Catarina.

Projeções otimistas

Dados do IBGE destacam o crescimento da Indústria na região Sul. Segundo o órgão, a indústria catarinense fechou 2021 como a economia que mais cresceu no país com alta de 10,3%, diante de uma média nacional de 3,9%. Já os números da Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional) do Instituto mostram que os estados do Sul estão entre os que mais cresceram em maio. As maiores altas ocorreram no Amazonas (6,6%), Mato Grosso (4,6%), Paraná, (3,5%), Ceará (3,2%), Goiás (3,2%), Espírito Santo (2,8%), Santa Catarina (1,6%) e Rio Grande do Sul (0,7%).

No Informe Conjuntural do 3º Trimestre, divulgado em outubro, a CNI ampliou a projeção para a economia brasileira com expectativa de crescimento de 3,1% neste ano, frente a uma estimativa anterior de 1,4%. O órgão também aumentou a previsão para o PIB industrial de 0,2% para 2% e credita o resultado à melhora das cadeias produtivas, emprego e renda.

A confederação ainda realizou uma pesquisa intitulada Sondagem Especial Indústria 4.0, que retrata uma indústria brasileira mais digital. Os dados apontam que em 2016, 48% das indústrias brasileiras utilizavam tecnologias digitais na produção. Já em 2021, com o avanço no uso de tecnologias da Indústria 4.0, esse número chegou a 69%. Além disso, estudo para identificar os principais usos da automação industrial no País constatou que a automação digital sem sensores, que faz uso de sistemas para aplicações de controle da produção, é usada por 11% das indústrias consultadas. Já a automação com sensores é usada por 27% das indústrias brasileiras.

A CIGAM também sente o crescimento na demanda da indústria por soluções de automação. Hoje o setor é líder absoluto em novos clientes, representando 62% das vendas da desenvolvedora de software em 2022. Segundo o gerente de Canais da CIGAM, Adriano Bervian, o nível de maturidade na automação industrial se reflete no aumento expressivo por tecnologias para aumento da produtividade e apoio a decisões.

Sobre a Divimec

Sediada no município de Glorinha (RS), a Divimec – Tecnologia Industrial Ltda. possui uma estrutura fabril de 12.000 m², onde possui todos os processos internos, como: Engenharia, Automação, Caldeiraria, Usinagem e Montagem para garantir agilidade e precisão à produção, e assim consolidando desde sua fundação, em 1988, a liderança no mercado nacional de máquinas e equipamentos para processamento de bobinas de aço. Com o objetivo de incorporar os contínuos avanços tecnológicos nos equipamentos que fabrica. A Divimec incentiva os seus colaboradores a buscarem conhecimento, inclusive auxiliando-os nas formações acadêmicas. Maior fabricante do Brasil, a Divimec produz diversos equipamentos para beneficiamento de bobinas de aço como Linhas de Corte Longitudinal, Linhas de Corte Transversal, Linhas de Blanqueamento, Linhas Multiblanking (equipamentos operando na Argentina, Chile, Paraguai e México). Com mais 230 linhas processando aços no mercado brasileiro a Divimec tornou-se referência nacional de equipamentos de qualidade e produtividade. A partir de uma estrutura de fabricação completa e um pós-venda ágil a empresa tem expandido a área de atuação para atender o crescimento de outros mercados, como a América Latina, onde já possui a modernização necessária para suprir o mercado.

Foto: Divimec

Fonte:Guta Campos/Capital Informação

Deixe um comentário