
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 bilhões de pessoas – 2/5 da população mundial – estão sob risco de contrair dengue e que ocorram anualmente cerca de 50 milhões de casos.. Créditos: SESA
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), os números do boletim semanal da dengue mostram que os casos prováveis e confirmados estão acima do esperado para o período epidemiológico, por isso a configuração de um cenário epidêmico.
Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.
“Infelizmente enfrentamos todos os anos o problema da dengue com aumento de casos em todo o Paraná e, muito pior, cada vez mais pessoas morrendo por uma doença que pode ser controlada. Precisamos fortalecer as ações de combate ao Aedes aegypti e outros transmissores num esforço de mobilização da população, fiscalização rigorosa pelo Poder Público, envolvimento de toda a sociedade e também medidas de punição para quem age irresponsavelmente e permite a proliferação dos mosquitos”, ressalta o médico e deputado estadual Tercilio Turini (PSD), presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia.
“É inadmissível que as pessoas não tomem os cuidados mais simples para evitar o acúmulo de água que favorece a formação de larvas e do mosquito. Prefeituras, governos estadual e federal têm a obrigação de agir com firmeza e adotar medidas mais duras quando necessário. É triste ver uma pessoa infectada por dengue e chegar até à morte porque um vizinho não cuidou do seu quintal. As leis com instrumentos de combate existem, por isso temos que agir com tolerância zero no combate à dengue e demais doenças”, afirma o deputado Turini.
Indicadores epidemiológicos
O novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), divulgado nesta terça-feira (2), confirma 6.889 novos casos e seis óbitos por dengue em relação ao informe da semana anterior. Agora o Paraná registra ao todo 35.433 casos confirmados e 21 óbitos.
Fonte: Imprensa/ALEP