Com novos equipamentos, estrutura passa a funcionar na unidade do Boqueirão

Presidente do Sistema Fiep destacou a qualidade da indústria gráfica paranaense (Foto: Maurilio Cheli)
O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugurou, na última quinta-feira (6), em Curitiba, as novas instalações da Escola Gráfica do Senai. A estrutura, que antes ficava no bairro Portão, passa a funcionar na unidade do Boqueirão, com espaço mais amplo e novas máquinas para a capacitação de profissionais para a indústria gráfica paranaense. No mesmo evento, também foi realizada a cerimônia de entrega do 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, que reconheceu os melhores produtos das empresas do setor em 55 categorias.
O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, afirmou que as novas instalações estão adequadas às necessidades das empresas para formação de seus trabalhadores. “Para qualificar mão de obra na indústria, precisamos de máquinas. E quem tem essas máquinas é o Senai”, disse. Ele destacou, ainda, a qualidade da indústria gráfica paranaense, que é uma fornecedora de produtos e embalagens para diversos outros segmentos industriais. “Fico surpreso e contente de ver o valor da indústria gráfica paranaense, que é a quarta maior do Brasil e a segunda que mais emprega no país”, acrescentou.
Já a diretora regional do Senai e superintendente do Sesi e IEL no Paraná, Fabiane Franciscone, ressaltou a parceria com o sindicato na formatação do novo espaço inaugurado nesta quinta. “Estamos aproveitando este momento para reinaugurar a Escola Gráfica, aqui no Boqueirão, com alta tecnologia, porque a gente desenvolveu, junto com o sindicato, itinerários formativos para desenvolver profissionais para esse setor, com qualidade”, afirmou.
Espaço mais amplo e modernizado

Criada em 2005 pelo Senai, em parceria com o Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná), a Escola Gráfica surgiu com o objetivo de formar novos profissionais para a indústria gráfica e aprimorar o conhecimento dos colaboradores que já atuam no setor. Ao longo dos anos, a escola mudou algumas vezes de sede, passou por reformas e ampliações e agora se muda do Senai Portão para o Senai Boqueirão, em um espaço maior e mais estruturado.
Além disso, ganha novo nome. A partir de agora, passa a se chamar Escola Gráfica José Toaldo Filho, em homenagem ao ex-presidente do Sigep/Abigraf-PR, falecido em 2020. José Toaldo Filho era um dos grandes defensores da escola e da constante necessidade de se criar meios para as gráficas paranaenses se desenvolverem.
A escola no Boqueirão conta também com novas máquinas, graças a uma parceria com a TLT Soluções Corporativas, empresa que atua nos três estados do Sul fornecendo maquinário das principais marcas do mercado de impressão. No novo espaço, serão instalados equipamentos que utilizam tecnologias de impressão a laser, látex e jato de tinta, com valor total estimado próximo a R$ 1,5 milhão. Esse showroom servirá para as aulas práticas dos alunos e para exposição e demonstrações dos produtos às indústrias do setor.
“A reinauguração da escola marca um grande avanço na criação e qualificação de mão de obra para as nossas gráficas”, disse o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas. “Somos um setor de rápida mudança em termos de tecnologias e inovação e precisamos de preparação constante de nossos colaboradores para acompanharem a modernidade dos equipamentos e processos produtivos”, completou.
Presente no evento, o presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, ressaltou que a inauguração da nova escola e a premiação promovida pelo sindicato fortalecem o associativismo. “Nós estamos aqui hoje representando a Abigraf Nacional, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e com todos os nossos industriais paranaenses. Isso nos fortalece para seguirmos juntos, transformando e gerando emprego e renda para toda a nação brasileira e para o estado do Paraná”, declarou.
Excelência Gráfica
Além da inauguração, o evento desta quinta foi marcado também pela cerimônia de entrega dos troféus do 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho. Realizada pelo Sigep/Abigraf-PR, com coordenação e auditoria do Senai-PR, a premiação reconhece os melhores trabalhos gráficos produzidos no último ano no Estado.
Concorreram 32 empresas, que inscreveram 548 produtos em 55 categorias, como livros, revistas, cartões de visita, folhetos, calendários, embalagens, catálogos, impressos de segurança, kits promocionais, impressão digital, entre outras. Também foram premiados os melhores fornecedores de insumos e equipamentos para a indústria gráfica.
Em seus 19 anos de história, o prêmio se consagrou como um dos mais importantes do Brasil. Prova disso, é que os vencedores e finalistas concorrem automaticamente ao Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, realizado sempre em novembro, em São Paulo, com participação de gráficas de todo o Brasil. Todos os anos as gráficas do Paraná conquistam no Pini o segundo maior número de troféus, atrás apenas de São Paulo. Também arrematam troféus em eventos internacionais, como o Prêmio Theobaldo de Nigris.
Para o presidente do Sigep/Abigraf-PR, o prêmio é um propulsor no desenvolvimento do setor gráfico. “Ele foi criado para incentivar as empresas a melhorarem todos os anos seus processos produtivos, criatividade, inovação e qualidade dos produtos. O destaque de nossas gráficas em premiações nacionais e internacionais mostra que o Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho cumpre à risca o seu propósito”, afirma Marcos Dybas.
80 anos do Sigep
O evento também serviu como comemoração oficial dos 80 anos do Sigep, completados em 1º de julho. Uma das entidades empresariais há mais tempo em atividade do Paraná, o Sigep foi um dos sindicatos fundadores da Fiep, em 1944.
Fonte: Agência FIEP
Espaço mais amplo e modernizado
Criada em 2005 pelo Senai, em parceria com o Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Paraná), a Escola Gráfica surgiu com o objetivo de formar novos profissionais para a indústria gráfica e aprimorar o conhecimento dos colaboradores que já atuam no setor. Ao longo dos anos, a escola mudou algumas vezes de sede, passou por reformas e ampliações e agora se muda do Senai Portão para o Senai Boqueirão, em um espaço maior e mais estruturado.Além disso, ganha novo nome. A partir de agora, passa a se chamar Escola Gráfica José Toaldo Filho, em homenagem ao ex-presidente do Sigep/Abigraf-PR, falecido em 2020. José Toaldo Filho era um dos grandes defensores da escola e da constante necessidade de se criar meios para as gráficas paranaenses se desenvolverem.A escola no Boqueirão conta também com novas máquinas, graças a uma parceria com a TLT Soluções Corporativas, empresa que atua nos três estados do Sul fornecendo maquinário das principais marcas do mercado de impressão. No novo espaço, serão instalados equipamentos que utilizam tecnologias de impressão a laser, látex e jato de tinta, com valor total estimado próximo a R$ 1,5 milhão. Esse showroom servirá para as aulas práticas dos alunos e para exposição e demonstrações dos produtos às indústrias do setor.“A reinauguração da escola marca um grande avanço na criação e qualificação de mão de obra para as nossas gráficas”, disse o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas. “Somos um setor de rápida mudança em termos de tecnologias e inovação e precisamos de preparação constante de nossos colaboradores para acompanharem a modernidade dos equipamentos e processos produtivos”, completou.Presente no evento, o presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, ressaltou que a inauguração da nova escola e a premiação promovida pelo sindicato fortalecem o associativismo. “Nós estamos aqui hoje representando a Abigraf Nacional, em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e com todos os nossos industriais paranaenses. Isso nos fortalece para seguirmos juntos, transformando e gerando emprego e renda para toda a nação brasileira e para o estado do Paraná”, declarou.
Excelência Gráfica
Além da inauguração, o evento desta quinta foi marcado também pela cerimônia de entrega dos troféus do 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho. Realizada pelo Sigep/Abigraf-PR, com coordenação e auditoria do Senai-PR, a premiação reconhece os melhores trabalhos gráficos produzidos no último ano no Estado.Concorreram 32 empresas, que inscreveram 548 produtos em 55 categorias, como livros, revistas, cartões de visita, folhetos, calendários, embalagens, catálogos, impressos de segurança, kits promocionais, impressão digital, entre outras. Também foram premiados os melhores fornecedores de insumos e equipamentos para a indústria gráfica.Em seus 19 anos de história, o prêmio se consagrou como um dos mais importantes do Brasil. Prova disso, é que os vencedores e finalistas concorrem automaticamente ao Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, realizado sempre em novembro, em São Paulo, com participação de gráficas de todo o Brasil. Todos os anos as gráficas do Paraná conquistam no Pini o segundo maior número de troféus, atrás apenas de São Paulo. Também arrematam troféus em eventos internacionais, como o Prêmio Theobaldo de Nigris.Para o presidente do Sigep/Abigraf-PR, o prêmio é um propulsor no desenvolvimento do setor gráfico. “Ele foi criado para incentivar as empresas a melhorarem todos os anos seus processos produtivos, criatividade, inovação e qualidade dos produtos. O destaque de nossas gráficas em premiações nacionais e internacionais mostra que o Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho cumpre à risca o seu propósito”, afirma Marcos Dybas.
80 anos do Sigep
O evento também serviu como comemoração oficial dos 80 anos do Sigep, completados em 1º de julho. Uma das entidades empresariais há mais tempo em atividade do Paraná, o Sigep foi um dos sindicatos fundadores da Fiep, em 1944.