Lote 1 prevê duplicação e 21 viadutos e passarelas entre Ponta Grossa e Prudentópolis

O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga, receberá 21 novas Obras de Arte Especiais (OAE), que incluem viadutos, passarelas e uma passagem em desnível. Leilão será na próxima sexta-feira (25).

Lote 1 prevê duplicação e 21 viadutos e passarelas entre Ponta Grossa e Prudentópolis. Guamiranga.
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A BR-373, ligação entre Ponta Grossa e Prudentópolis, será inteiramente duplicada por meio do Lote 1 das novas concessões rodoviárias do Paraná, cujo leilão será realizado no final deste mês. O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga, receberá ainda 21 novas Obras de Arte Especiais (OAE), que incluem viadutos, passarelas e uma passagem em desnível.

Essa é a quarta matéria da série da Agência Estadual de Notícias (AEN) que apresenta as principais obras do Lote 1. A primeira abordou as melhorias no Contorno Norte e no Contorno Sul de Curitiba, a segunda as duplicações e obras da BR-277, e a terceira as novas conexões entre Lapa, Araucária, Porto Amazonas, Campo Largo e Curitiba.

A duplicação começa no entroncamento da BR-373 com a BR-376, o trevo de acesso para o distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, e termina no entroncamento da BR-373 com a BR-277, o Trevo do Relógio, em Prudentópolis. A obra será dividida em três etapas, iniciando no quinto ano de contrato.

Serão implantados 10 km de vias marginais em sete segmentos diferentes, atendendo o perímetro urbano de Imbituva, Guamiranga e Prudentópolis, e também a comunidade rural de Colônia Trindade, em Ponta Grossa.

A rodovia concentra o maior número de novas interseções em desnível deste lote, sendo a única a receber interseções do tipo parclo, em que condutores utilizam uma passagem superior para trocar de sentido da via.

No trecho entre o entroncamento com a BR-376 até a ponte sobre o Rio Tibagi, em Uvaia, serão dois parclos, no km 189+100 e no km 194+700, e uma passarela para pedestres entre a Rua Vermelha e a Rua Azul.

Fonte: AEN/PR

Deixe um comentário