Instituto Euvaldo Lodi lança o Programa para buscar soluções para universidades na formação de profissionais e contribuir com talentos nas empresas

Instituto Euvaldo Lodi lança o Programa Conexão Futuro com Conselho Consultivo para buscar soluções para universidades na formação de futuros profissionais e contribuir com a retenção de talentos nas empresas

Com o objetivo de buscar soluções para universidades na formação de futuros profissionais e contribuir com a retenção de talentos nas empresas, o Instituto Euvaldo Lodi lançou o Programa Conexão Futuro e um Conselho Consultivo formado por representantes de renomadas Instituições de Ensino e grandes empresas.

  • ESPM, FEI, FGV, Robert Bosch, Half International, Braskem, Vortex, Embraer e Inova Talentos IEL serão representadas no Conselho Consultivo 

“Por meio do Conexão Futuro, vamos buscar soluções para sanar esses gatilhos profissionais tanto para os estudantes, quanto para empresas e academia. Juntos vamos analisar o mercado, compartilhar ideias, experiências e networking, para conectar as demandas profissionais atuais e futuras, e entender quais são os impactos nas empresas, nas carreiras, nas profissões, nas competências a serem exigidas e no ecossistema como um todo”, explica o superintende do IEL, Eduardo Vaz.

Os participantes do Conselho são: professor Roberto Camanho, da ESPM; o professor Gustavo Donato da Fundação Educacional Inaciana (FEI); o professor Luís Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); José Velloso, líder de inovação da Robert Bosch; Carolina Cabral, gerente de recrutamento especializado da Robert Half International; Ana Luiza Maia, gerente do departamento de pessoas e organização da Braskem; Fernando Guerreiro, co-fundador da Vortex; André Gasparotti, gerente sênior de programas e estratégia de pesquisa & desenvolvimento da Embraer; e o Eduardo Oliveira, egresso do Inova Talentos IEL.

O Programa também visa produzir pesquisas sobre os temas envolvidos e um programa de desenvolvimento de talentos, com iniciativas que vão apoiar o desenvolvimento de futuros talentos e os aproximar das empresas.

Jovens no mercado de trabalho 

Jovens enfrentam diversos obstáculos para ingressar no mercado de trabalho. Além das dúvidas sobre o futuro profissional, estudantes têm dado de cara com ambientes profissionais mais dinâmicos e que demandam novas habilidades comportamentais. Esses são alguns dos desafios apresentados em um levantamento feito pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que analisou o cenário atual experimentado por alunos, academias e empresas brasileiras, além de novos ambientes de trabalho.

A partir desse levantamento, conclui-se que estudantes têm apresentado pouca exposição à interação profissional ao longo da formação; pouco desenvolvimento de habilidades comportamentais – conhecidas como soft skills – com foco no mercado de trabalho; pouca visão sistêmica e responsabilidade; e falta de estímulos para buscar mais conhecimento na área que atua.

Quanto às empresas, observa-se que precisam ter novos modelos organizacionais, promover mais trocas de experiências e conhecimento entre os colaboradores de diferentes gerações, aproximar as instituições de ensino para facilitar a entrada de talentos e implementar inovações como a criação de processos eficazes e digitalização da empresa, além de apoiar o chamado lifelong learning (processo contínuo de desenvolvimento ao longo da carreira).

O que é o IEL

Presente em todo o território nacional, o IEL oferece soluções customizadas em gestão corporativa, educação empresarial e desenvolvimento de carreiras, para preparar empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade.  Acesse o site do IEL e confira cada uma das soluções.

Fonte: Gislaine Felipe/NovaPR

Deixe um comentário