Conheça o tema que norteou as ações educativas e culturais no primeiro ano do SESI Lab, e o que esperar para 2024

“O Futuro das Profissões”, tema anual escolhido para marcar o primeiro ano de atividades do SESI Lab, propõe discussão tão necessária para entender o tempo em que vivemos e os tempos que virão. A temática mobilizou, além da primeira exposição temporária autoral e a segunda com artista convidado, a programação cultural e educativa do museu interativo de novembro de 2022 até o final de 2023.
O resultado expressivo de bilheteria, mais de 235 mil visitantes ao analisar o período da inauguração do museu até 31 de outubro, comprova a crescente busca pela temática, e por públicos com perfis diversos.
E o que motivou o SESI Lab?
Profissões que pareciam intocáveis deixaram de existir, enquanto a perspectiva para um futuro próximo é de que os nascidos nos anos 2020 trabalharão em carreiras que nem sequer foram criadas ainda. É diante desse contexto que o SESI Lab escolheu “O Futuro das Profissões” como o primeiro tema anual.
O museu interativo dedicado à arte, à ciência e à tecnologia apresentou, ao longo do ano, a temática da transformação profissional no intuito de inspirar futuros mais promissores, sustentáveis e justos. Assim, as profissões do futuro não serão apenas o resultado de demandas do mercado, mas uma cocriação, que leva em conta anseios mais profundos da sociedade.
E não para por aí. A cada ano, uma programação especial vai discutir um assunto contemporâneo, desdobrando-se em exposições, seminários, oficinas, publicações, atividades culturais e educativas.
Conheça as principais realizações do primeiro ano de SESI Lab e o que esperar para 2024:
O FUTURO DAS PROFISSÕES
Conheça o tema norteador do primeiro ano do museu

NOVEMBRO/22 + de 235 mil visitantes desde a inauguração do SESI Lab

“O Futuro das Profissões” foi a 1ª exposição temporária e autoral do SESI Lab.
Até 31 de julho, a mostra recebeu 170 mil visitantes.
Com uma proposta não cronológica, interconectando passado, presente e futuro, a exposição abordou aspectos da história recente para compreender o contexto e os problemas atuais do mundo do trabalho.
Também indicou potencialidades e oportunidades atuais, que continuarão a aparecer nos próximos anos. E tudo de forma interativa e lúdica.



JULHO/23


O festival “O Futuro das Profissões” marcou o encerramento da exposição temporária inaugural do SESI Lab, com programação repleta de palestras, workshops e oficinas entre 19 e 23 de julho.

É campeão! O SESI Lab foi vencedor de um prêmio internacional do Festival de Produções Audiovisuais e Inovadoras de Mídia Museológica (F@IMP), organizado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).
AGOSTO/23
TRABALHADORES, DE SEBASTIÃO SALGADO
Seleção de 150 fotografias que contam a história de uma era

Uma espécie de arqueologia visual de uma época em que a história era conhecida por “Revolução Industrial”.
Pela primeira vez em Brasília, a exposição foi aberta em 27 de agosto e fica em cartaz até 28 de janeiro de 2024. Até o final de outubro, mais de 42,5 mil pessoas visitaram a galeria.

“Trabalhadores” voltou a ser exposta ao público brasileiro depois de 20 anos desde a primeira montagem no país.
Entre 1986 e 1992, Sebastião Salgado, percorreu diversos países em busca desses processos de produção ainda existentes no mundo contemporâneo antes de desaparecerem completamente.

E em 2024…

O tema anual do SESI Lab será Bioeconomia e Biodiversidade!
A temática será retratada ao longo do ano com exposições temporárias, programação cultural e educativa.
A 1ª exposição temporária será sobre a Bioeconomia Amazônica.
E, claro, muita interatividade!
Por: Camila Vidal
Infografia: Juliana Bezerra
Fonte: Agência de Notícias da Indústria