Movelpar Home Show 2024 destaca força da indústria moveleira de Arapongas

Presidente da FIEP, Edson Vasconcelos, visitou a feira realizada na cidade que é a Capital Moveleira Nacional

Irineu Munhoz e Edson Vasconcelos durante visita na Movelpar: vitrine da produção moveleira paranaense (Fotos: Gelson Bampi)

A produção da indústria moveleira paranaense é destaque, nesta semana, na Movelpar Home Show 2024, feira que acontece em Arapongas, principal polo do setor no país. Nesta quarta-feira (31), o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, visitou o evento e ressaltou a importância da indústria de móveis para o desenvolvimento econômico e social de Arapongas e região.

“O polo moveleiro de Arapongas é uma referência não somente para o Paraná, mas para todo o Brasil”, afirma Vasconcelos. “Uma feira como esta, que mostra a qualidade da nossa indústria e possibilita a formação de redes de negócios com compradores de todo o país e do exterior, é fundamental para abrir novas oportunidades para as empresas do setor”, completa.

Confira mais fotos da Movelpar

Com cerca de 300 indústrias do segmento, que geram mais de 12 mil empregos diretos, Arapongas foi nomeada, em novembro passado, como a Capital Moveleira Nacional. O título foi concedido pelo governo federal com a publicação da Lei 14.728/2023, resultado de um projeto de lei que tramitou no Congresso Nacional. Somando-se todos os 41 municípios que estão na base de representação do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), são 1 mil indústrias, responsáveis por 19 mil postos de trabalho.

Sobre a Movelpar
Iniciada na terça-feira (30) e com encerramento nesta quinta (1º), a Movelpar Home Show 2024 é um dos maiores eventos do setor moveleiro do Brasil. Realizado no Centro de Eventos Expoara, apresenta as últimas tendências e inovações em móveis, eletros, colchões e decoração, tendo como objetivo principal expor as novidades das indústrias a varejistas de todo o país. São 160 expositores, estimando-se um público de 17 mil visitantes nos três dias de evento.

Presidente do Sima (à esquerda) ressaltou que a feira é uma oportunidade para geração de negócios

O presidente do Sima, José Lopes Aquino, explica que a Movelpar existe desde 1997, mas passou por uma grande reformulação após a pandemia, com o novo formato tendo sua primeira versão em 2024. “Buscamos um formato mais aderente e acessível para as indústrias e para o público, então temos uma expectativa muito boa”, diz. “É uma grande vitrine. Temos a visitação dos principais compradores, clientes-lojistas de todo o Brasil e também do Mercosul. Tudo isso gera um movimento muito favorável para que conheçam as nossas empresas, conheçam os nossos produtos e gerem negócios, que é a finalidade de todos que estão aqui”, acrescenta.

Para o vice-presidente da Fiep e presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Irineu Munhoz, além de ser importante para impulsionar as vendas, a Movelpar é também uma ferramenta de marketing. “Além do volume de negócios, muitas vezes ela é importante para a empresa marcar uma posição. Essa é uma feira muito forte no setor nacionalmente, com compradores de todas as regiões do Brasil, e também é importante internacionalmente”, explica.

Projeto Compradores possibilita rodadas de negócios entre empresas expositoras e varejistas de dez países

Compradores estrangeiros
Para tornar a produção brasileira e, especialmente, de Arapongas mais conhecida no mercado internacional, a Abimóvel, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realiza dentro da Movelpar o Projeto Compradores. A iniciativa faz parte do programa setorial Brazilian Furniture, desenvolvido pelas duas instituições.

Na Movelpar, 15 varejistas estrangeiros participam de rodadas de negócios com 54 marcas associadas à Abimóvel que estão expondo na feira. Os compradores vieram de dez diferentes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Marrocos, Panamá, Paraguai, Reino Unido, República Dominicana e Uruguai. “Isso também ajuda as empresas a fomentar novos negócios”, diz Munhoz.

Eduardo Paludeto, CEO da Móveis Albatroz

Novas oportunidades
As indústrias expositoras consideram a Movelpar como uma das principais vitrines para apresentar seus produtos ao mercado. “Para nós, a principal feira do ano é a Movelpar, que sempre traz bons resultados em termos de divulgação dos lançamentos e em termos de negócios também”, afirma Eduardo Paludeto, CEO da Móveis Albatroz, que tem sede em Arapongas. “Nós já atendemos todo o Brasil e exportamos para vários países. Nessa questão internacional, a feira também é bastante importante, com as rodadas de negócios do Projeto Comprador, em que sempre colhemos bons frutos”, acrescenta.

A empresa, que produz móveis para dormitórios, principalmente guarda-roupas e cômodas, tem hoje em torno de 200 trabalhadores que atuam na produção e administração da empresa. Assim como as outras indústrias do setor, atualmente trabalha com cerca de 70% de sua capacidade produtiva, aguardando uma melhora no mercado para ampliar a produção. “Pelo tamanho da nossa empresa, a gente poderia produzir muito mais. Estamos preparados para isso, porém o mercado hoje está sofrendo com o excesso de oferta”, analisa.

Marco Poliseli, diretor comercial da Poquema Móveis

Marco Poliseli, diretor comercial da Poquema Móveis, também destaca a importância da Movelpar para impulsionar os negócios da empresa. “Este evento é muito importante porque abre o calendário de feiras, e o nosso polo é o principal polo moveleiro hoje. A gente tem essa relevância, a empresa está inserida nisso, então é importante estar presente”, explica. “A gente busca novos mercados, novos clientes e fortalecer com os clientes que a gente já tem”, completa. No mercado desde 1986, a Poquema produz móveis de cozinha e roupeiros. Atualmente, conta com 150 colaboradores na área de produção, mais 25 nas áreas administrativa e comercial.

Fonte: Agência FIEP

Deixe um comentário