
A FIEP, por meio do Conselho Temático de Negócios Internacionais, promoveu, na tarde desta quarta-feira (3), em Curitiba, uma reunião propositiva para buscar soluções relacionadas às operações no sistema portuário do Estado e da região Sul. Estiveram presentes executivos de indústrias usuárias do sistema, além de representantes de terminais portuários do Paraná e de Santa Catarina e de órgãos públicos envolvidos em processos de exportações e importações, como Receita Federal, Ibama, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O presidente Edson Vasconcelos, que participou da reunião, destacou que a intenção da Fiep com essa iniciativa é reunir os diferentes atores dessa cadeia para buscar soluções que aprimorem a infraestrutura de transportes, especialmente em relação aos portos. “Iniciamos aqui um exercício de trazer todos à mesa. Este é um ambiente favorável para a gente construir pontes e manter um diálogo permanente”, afirmou.
O coordenador do Conselho Temático de Negócios Internacionais, Paulo Roberto Pupo, reforçou que a intenção era justamente abrir espaço para que os usuários dos portos apresentassem suas dores e, a partir do diálogo com os demais atores, encontrar soluções para os problemas enfrentados por exportadores e importadores. “A situação atual não é boa, vamos discutir isso, mas queremos também abordar um viés de futuro e de investimentos”, declarou.
Também participaram da reunião os vice-presidentes José Carlos de Godoi, vice-coordenador do Conselho de Negócios Internacionais; José Alberto Pereira Ribeiro, coordenador do Conselho de Infraestrutura; e Miguel Tranin, coordenador do Conselho de Assuntos Legislativos; além do diretor Mauro Aleyx Ribeiro.
Fonte: Agência FIEP