Empresários da indústria mineral do Paraná querem incentivar o uso do produto na agricultura para tornar os campos do Paraná mais produtivos e sustentáveis
Na próxima sexta-feira (24/5), será comemorado o Dia Nacional do Calcário. Para valorizar esta importante atividade industrial do setor mineral, o Sistema FIEP, Faep, Ocepar, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR) e o SINDEMCAP – Sindicato da Indústria de Extração de Mármores, Calcáreos e Pedreiras do Paraná – promovem o evento híbrido e gratuito “Use Calcário”, com o objetivo de estimular o uso do produto na agricultura do estado.

Este ano, o evento presencial ocorre na Casa da Indústria de Pato Branco (Av. Rebouças, 140 – Zona 10), às 19h30, e vai focar nas grandes oportunidades para produtores que a ampliação do uso do calcário como corretivo agrícola pode proporcionar, como ganho de produtividade e sustentabilidade.
Entre os convidados estão o engenheiro agrônomo e professor Doutor em Agronomia pela Unesp, titular da área de Fertilidade do Solo da UEPG, Eduardo Fávero Caires. Ele atua principalmente com correção da acidez, calagem, uso do gesso e adubação no sistema de plantio e vai falar sobre “Calagem, o maior alicerce da agricultura”.
Na sequência, quem se apresenta é o também engenheiro agrônomo e professor Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria, Carlos Alberto Casali. Ele atua principalmente no estudo de bioprocessos e insumos para a agricultura, processamento de resíduos orgânicos, calibração de métodos de análise de solo e bioindicadores de qualidade. Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) e vai falar sobre o “Contexto e desafios para a calagem das lavouras no Sudoeste do PR”.
O evento é direcionado a industriais, empresários do setor do agronegócio, cooperativas, sindicatos, engenheiros, agrônomos e universitários de áreas afins. O encontro também será transmitido pelo Canal da Indústria no Youtube, para que empresários das demais regiões do estado possam participar. O público poderá debater as oportunidades que a ampliação do uso do calcário como corretivo agrícola pode trazer em benefícios para o agronegócio paranaense.
Sobre o calcário na agricultura
O uso do calcário na agricultura potencializa os efeitos dos fertilizantes e aumenta a capacidade produtiva do solo. Além disso, corrige a acidez porque aumenta o PH e fornece macronutrientes como cálcio e magnésio, neutralizando o efeito de sustâncias tóxicas para as plantas. Portanto, o uso do calcário por produtores rurais traz benefícios no curto, médio e longo prazo, principalmente aumentando a rentabilidade da plantação.
*** O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas, por isso é necessário fazer a inscrição prévia aqui.
*** Mais informações e entrevistas sobre o evento podem ser agendadas com a assessoria de imprensa, pelo whatsapp 41 99964 2559.
Programação:
Data: 24 de maio
Horário: 19h30
Local: Casa da Indústria de Pato Branco (Rua Pedro Vieira, 120 – Trevo Patinhos)
Link de inscrição: https://forms.office.com/r/yHbGqzXjm0
Palestrante: Eduardo Fávero Caires
Tema: “Calagem, o maior alicerce da agricultura”
Palestrante: Carlos Alberto Casali
Tema: “Contexto e desafios para a calagem das lavouras no Sudoeste do PR
Fonte: Agência FIEP