Celebração em Apucarana fecha programação da Semana da Indústria 2024 no interior

Quatro empresários do Norte do Paraná foram homenageados durante a solenidade, que reuniu lideranças da região

Presidente do Sistema FIEP destacou a aproximação da entidade com todas as regiões (Fotos: Gelson Bampi)

Com uma solenidade em Apucarana, na região Norte, a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) fechou a programação da Semana da Indústria 2024 no interior do Estado. Desde segunda-feira, foram realizados cinco eventos em alusão ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio. Em cada um deles, a FIEP homenageou empresários com destacada contribuição para o desenvolvimento industrial paranaense. Na próxima segunda-feira (27), a FIEP realiza ainda uma comemoração em Curitiba.

Na região Norte, os empresários José Carlos Bittencourt, da Eletran Indústria e Comércio de Acumuladores, e Roberto Bonato Kümmel, do Moinho de Trigo Arapongas, receberam a medalha do Mérito Industrial. Já José Carlos Pennacchi, do grupo Pennacchi, e Mário Venturelli, do Moinho Globo Alimentos, foram reconhecidos postumamente com o título de Benemérito da Indústria.

Confira mais fotos do evento

Assista aos vídeos com os perfis dos homenageados

“É com muito orgulho e satisfação que passamos esta semana celebrando o Dia da Indústria”, disse o presidente do Sistema FIEP, Edson Vasconcelos. “Estamos rodando todo o Estado desde segunda-feira fazendo, em cada uma das regionais, homenagens aos empresários locais. Isso é um motivo de orgulho para a Federação, que representa um setor que é a quarta força industrial do Brasil”, acrescentou.

Vasconcelos destacou, ainda, que é fundamental a FIEP se aproximar cada vez mais de todas as regiões do interior do Paraná. “Curitiba e região tem uma pujança industrial grande, mas o interior cresce muito, e temos muito mais a crescer. Por isso, é fundamental que nos aproximemos de todas as regiões, ajudando também na construção de políticas públicas municipais voltadas à indústria”, completou.

O evento em Apucarana teve a participação de diretores da FIEP, presidentes de sindicatos empresariais e lideranças industriais e de outros segmentos econômicos de toda a região Norte. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, os prefeitos de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Júnior, e de Arapongas, Sérgio Onofre, e o deputado estadual Pedro Paulo Bazana.

Mérito Industrial – José Carlos Bittencourt
O ponto alto da celebração em Apucarana foram as homenagens prestadas a industriais da região. A dois deles, a FIEP entregou a medalha do Mérito Industrial, condecoração concedida a empresários ou empresas que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento do parque industrial paranaense.

A primeira medalha foi entregue a José Carlos Bittencourt. Nascido em São Paulo capital, em 1951, o empresário é formado em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (SP), é presidente do Sindimetal Apucarana, diretor da FIEP e atua como conselheiro do SESI Paraná. Além disso, é sócio proprietário da Eletran Indústria e Comércio de Acumuladores, que produz baterias para a linha automotiva e motocicletas.

Fundada em 1963, em Apucarana, por Ananias Bittencourt, a empresa foi a primeira do segmento a conquistar a certificação ISO 9001, garantindo qualidade, confiabilidade e se consolidando cada vez mais como uma referência no setor. Com profissionais altamente capacitados nas áreas de engenharia, pesquisas, projetos, produção, vendas, administração e atendimento, a Eletran atua hoje em quase todo o território nacional.

Ao receber a medalha, Bittencourt agradeceu o reconhecimento da FIEP. “Para mim e para a minha empresa, representa muito. Já são 60 anos de labuta tentando sobreviver em um país com impostos altos e dificuldades para a indústria”, disse. Ele lembrou, ainda, o importante papel que sua empresa desempenha em Apucarana e região. “A Eletran não é só uma força motriz da indústria, mas também um pilar fundamental em nossa comunidade. Seu impacto vai muito além dos números de produção e lucro, ela desempenha um papel vital na criação de empregos, no fortalecimento da economia local e na promoção de desenvolvimento sustentável”, declarou.

Mérito Industrial – Roberto Bonato Kümmel
Outra medalha do Mérito Industrial foi concedida a Roberto Bonato Kümmel. Um dos grandes representantes da indústria moageira de trigo do Paraná, Kümmel esteve sempre presente nas estratégias de desenvolvimento do setor, com participação no Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná (Sinditrigo) e de associações que defendem o segmento. Atuou por mais de 50 anos no Moinho Arapongas, empresa inaugurada em 1964, por Paulo Kümmel.

Entusiasta no segmento de padarias, incentivou o crescimento do mercado regional de pães, colaborando para evolução do setor e contribuindo com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Norte do Paraná (Sindipanp). Além disso, sempre valorizou o trabalho no campo, a dedicação do produtor rural e investiu em novas tecnologias. Hoje, é participante ativo dos conselhos das empresas do grupo econômico.

Kümmel se disse honrado e emocionado por ter sido condecorado pela FIEP. “Ser escolhido como alguém que fez diferença é um reconhecimento que toca o coração da gente”, afirmou. Ele disse que a medalha também valoriza sua trajetória no associativismo. “A gente sempre participou dos sindicatos e associações que representam a nossa categoria, e elas realmente fazem a diferença para os industriais”, declarou.

Benemérito da Indústria – José Carlos Pennacchi
Durante a celebração em Apucarana, a FIEP também entregou às famílias de dois empresários da região o título de Benemérito da Indústria, que reconhece industriais já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná. Um deles foi José Carlos Pennacchi. Nascido em Ouro Fino (MG), com 4 anos de idade mudou-se para Arapongas com sua família.

Pioneiro no ramo de doces e na criação do polo fabril local, fundou, em 1970, a Pennacchi Indústria. A partir de 1978, focou na produção mecânica de balas, caramelos e pirulitos. Em 1995, a empresa passou por uma renovação completa, adotando equipamentos de última geração, capazes de produzir 80 toneladas de produtos por dia, destacando as seguintes marcas: Lovemania (balas com e sem recheio), Nakinho (caramelos recheados), Lovecandy (balas mastigáveis de frutas) e It’s Love (linha exclusiva para o nordeste, com sabores regionais).

Desde sua fundação, a Pennacchi Industrial mantém o compromisso com a produção de doces que proporcionam momentos de alegria, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar de seus colaboradores e da sociedade. José Carlos Pennacchi faleceu em 9 de julho de 2020.

Ao receber a homenagem em nome da família, a esposa Joana do Nascimento Penacchi ressaltou a luta de José Carlos, junto com os irmãos, para construir um grupo empresarial que presta um importante serviço à comunidade. “Ele era um homem simples e ímpar, entusiasmado, um empreendedor incansável. Ele só queria que todos os que estivessem ao lado dele tivessem oportunidades dignas e fossem trabalhar com respeito. Também era apaixonado pela família, pelos amigos e não media esforços para compartilhar os conhecimentos que tinha”, disse. “O José Carlos partiu precocemente, mas com certeza deixou um legado de construção, de amor, de respeito e de esperança para todos aqueles que com ele conviveram”, completou.

Benemérito da Indústria – Mário Venturelli
Outro empresário homenageado postumamente pela FIEP com o título de Benemérito da Indústria foi Mário Venturelli, que também teve papel fundamental no desenvolvimento do setor moageiro paranaense. Em sua trajetória, estruturou o planejamento sucessório do Moinho Globo e participou ativamente do Sinditrigo e da criação da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

O empresário lutou para quebrar as cotas estabelecidas pelo governo aos moinhos, alcançando êxito em prevalecer a concorrência sadia e produtiva. Sua atuação começou na década de 1960, por ocasião do Decreto-Lei nº 210, que configurava um monopólio estatal com compra e venda do trigo exclusivamente pelo governo federal.

Além disso, sua empresa, localizada em Sertanópolis, ajudou a construir um bairro para seus colaboradores, o residencial Moinho Globo, dando oportunidade de acesso ao sonho da casa própria. Além disso, criou a associação dos funcionários do Moinho Globo (Afumg), com ampla área verde. Mário Venturelli faleceu em 13 de junho de 2023.

Recebendo a homenagem em nome da família, a filha Paloma Venturelli Cardoso afirmou que o título reconhece a dedicação que seu pai teve não só a sua própria empresa, mas a todo a indústria moageira. “Ele esteve à frente do sindicato, sempre reivindicando aquilo que era imprescindível para o setor e para alavancar crescimento”, lembrou. “Ele deixou como legado a nós o fato de não nos conformarmos com o status atual, que devemos buscar sempre o melhor. Esta homenagem é um reconhecimento ao trabalho dele”, completou.

Indicações
As homenagens a Roberto Bonato Kümmel, José Carlos Bittencourt e Mário Venturelli foram realizadas por indicação dos sindicatos industriais da região Norte: Sindpanp, Sindimental Norte, TI Paraná, Sivepar, Sindirepa Norte, Sinditêxtil Londrina, Sinquifar-NP, Simplas, Samisca, Sindimental Apucarana, Sindccon, Sivale, Sima, Sindirepa Bandeirantes e Sinduscon Norte. Já a homenagem a José Carlos Pennacchi foi indicada pelo Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias, de Biscoitos, Doces e Conservas Alimentícias do Paraná (Sincabima).

Outras regiões
Além de Apucarana, as celebrações e homenagens da Semana da Indústria 2024 aconteceram em Guarapuava, nos Campos Gerais, na segunda-feira (20), em Francisco Beltrão, no Sudoeste, na terça (21), em Cascavel, no Oeste, na quarta (22), e em Maringá, no Noroeste, na quinta (23). As atividades serão encerradas na segunda-feira (27), com uma solenidade em Curitiba.

Fonte: Agência FIEP

Deixe um comentário