Teste comprova que primeiro caminhão movido 100% a biodiesel polui menos e economiza mais

Laudo homologado pela montadora SCANIA que o B100 emite em até 95% menos gases poluentes com torque, desempenho e funcionamento iguais ao caminhão movido a diesel fóssil

Na hora de puxar uma carreta carregada com mais de 47 toneladas de carga o caminhão B100 (movido 100% a biodiesel do Grupo Potencial) não perdeu em nada para os caminhões da frota movidos a combustível fóssil (diesel B13). Pelo contrário! A diferença foi que após um semestre rodando pelas estradas do Brasil, o veículo 100% biodiesel economizou 2,23% mais de combustível que a frota ciclo diesel, e emitiu 95% menos gases poluentes na atmosfera. Além disso, o custo de manutenção foi menor. “Tecnicamente, a manutenção programada manteve-se para cada 30.000 km com maiores intervenções para troca de filtro de combustível a cada 15.000 km, porém com o custo menor”, disse Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial.

Em resumo, depois de 50 mil quilômetros rodados o laudo produzido pela Cotrasa, revenda Scania, em Curitiba, Paraná, mostrou que o B100 polui menos, economiza mais e tem um rendimento exatamente igual aos caminhões convencionais. O parecer técnico é endossado pela própria montadora Scania. “O biodiesel não só é um combustível seguro, como proporciona maior economia no consumo de combustível e manutenção, como também garante uma redução de quase 100% na emissão de gases poluentes. O processo é homologado pela engenharia da Scania e ficou provado que não altera o funcionamento, torque e desempenho do veículo”, informou Hammerschmidt.

Primeiro caminhão convertido para 100% biodiesel

O B100 do Grupo Potencial é o primeiro caminhão do Brasil convertido de ciclo diesel B-13 para B-100. O caminhão, de fabricação de 2019, passou por uma conversão, realizada pela própria concessionária em conjunto da fabricante Scania, que é a marca pioneira nesse processo, em um investimento de pouco mais de R$20 mil, para a transformação foram necessários: copo (carcaça) dos filtros de combustível, SOPS de conversão de software FAME, única diferença entre os veículos abastecidos com B13 e com B100.

“O projeto todo representa um investimento superior a R$ 26,4 milhões e contempla a aquisição de 24 novos modelos que também poderão ser convertidos para a utilização do biocombustível”, concluiu o  vice-presidente do Grupo Potencial.

Sobre o Grupo Potencial
O Grupo Potencial é constituído pela Potencial Petróleo, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Jeta Combustíveis, sendo assim um dos maiores grupos empresariais do país, distribuindo produzindo, transportando, importando e exportando energia. Conta com a maior usina de Biodiesel do Brasil e também com uma das maiores distribuidoras de combustível no País. Trabalha com comprometimento e dedicação buscando sempre, a cada ano, o seu crescimento e destaque. Mais informações: www.potencial.net.br

Fonte: Pedro/V3com

Deixe um comentário