FIEP confirma participação no BioHealth Curitiba Hub

Termo de Cooperação assinado hoje no Connect Week visa fortalecer a inovação em saúde e biotecnologia na cidade

O diretor da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Inovação para a Indústria, Lucio Kamiji, representou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, na assinatura de um termo de cooperação para a criação de um hub de inovação do segmento de Biotecnologia aplicada à saúde. O compromisso também firmado pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, e pelo diretor-presidente do Tecpar, Celso Romero Kloss, foi hoje (20/6), durante o Connect Week Summit – evento de inovação que acontece em Curitiba até a próxima sexta-feira (21/6) e que deve receber mais de 20 mil visitantes.

Lúcio Kamiji assina termo de cooperação para a criação de um hub de inovação na área da saúde (Fotos: Davi Bortolossi)

A assinatura do termo de cooperação técnica da governança desse ecossistema de inovação em Biotecnologia e Saúde faz parte de um trabalho do Conselho Temático de Inovação para a Indústria em parceria com o Sebrae e Tecpar. Juntos, os três atores e empresas do setor já promoveram workshops, webinars, encontros de grupos de trabalho para estimular discussões, gerar conhecimento, incentivo à inovação e ao desenvolvimento sustentável no segmento.

Agora, como parte das ações realizadas por esta governança foi criado o BioHealth Curitiba Hub, que visa fortalecer a inovação em saúde e biotecnologia na cidade, criando um ambiente virtual para conectar todos os envolvidos nesse ecossistema. Algumas das soluções ofertadas nesta plataforma virtual serão aumentar a conexão, facilitando o encontro entre empresas, startups, investidores e outros atores-chave. Na questão de inovação, a ideia é proporcionar um ambiente propício para o surgimento e desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras no setor. Também serão promovidas mentorias para facilitar o contato com especialistas do setor para orientação, conselhos e suporte no desenvolvimento de projetos e demais assuntos.

Outras soluções ofertadas pela plataforma devem ainda favorecer a oferta de espaços e infraestrutura para compartilhamento laboratórios e equipamentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Além disso, orientações sobre financeiras para aproximar investidores interessados em impulsionar projetos no setor de Saúde e Biotecnologia. A ideia é também intensificar a promoção de workshops, facilitando o encontro entre empresas, startups, investidores e profissionais para promover dar visibilidade e conectar parceiros.

Parceria criará ambiente virtual para conectar todos os envolvidos nesse ecossistema.

A assinatura do Termo de Cooperação envolve lideranças da Fiep, Sebrae e TECPAR. Mas outros parceiros já aderiram ao projeto como Hilab, Ventiur, Analítica, UBS, BioRaras Assessoria Genética Personalizada, Quanta Diagnósticos, Universidade Positivo, IBMP, The Bets Health, Linked Data, Pró Vitta e Hospital XV.

Também participaram da cerimônia de assinatura o governador Ratinho Júnior, os secretários de Estado do Planejamento, Guto Silva; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani; o deputado estadual Alexandre Cury, entre outras autoridades e representantes de entidades e empresas ligadas à inovação.

*** Mais informações sobre a plataforma podem ser obtidas pelo site da Biohealth Hub Curitiba ou pela página do projeto no LinkedIn.

Fonte: Agência FIEP

Deixe um comentário