Ampliação da ETE Atuba Sul, em Curitiba (PR) já atinge 60% do planejado

Sob a liderança do Consórcio Cajuru Engenharia, a CTL Engenharia está à frente deste projeto que visa ampliação e reabilitação da maior ETE do Estado do Paraná.

A Sanepar firmou contrato com o Consórcio Cajuru Engenharia, que prevê a execução de 42 unidades construtivas, necessárias para ampliar a capacidade e eficiência no tratamento da estação. O cronograma das obras da ETE foi planejado para execução em 27 meses, tendo início em outubro de 2022 e término em janeiro de 2025. O prazo de vigência do contrato com o Consórcio Cajuru Engenharia é de 930 dias.

Esta estação desempenhará um papel importante na transformação do lodo e outros resíduos orgânicos em biogás e biomassa, além de outras melhorias de infraestrutura. Este processo não só reduz a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, mas também gera energia reutilizável, promovendo a eficiência dos recursos e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, com a ampliação e modernização em curso, a vazão média da ETE passará dos atuais 1.680 litros por segundo para 2.100 l/s.

Devido à complexidade de obra, há diversos fornecedores de equipamentos envolvidos. Destacamos os nossos parceiros: B&F Dias (sistema de aeração por ar difuso fixo com bolhas finas), Gardner Denver (sopradores de ar) e Andritz (peneira fina mecanizada).

Segundo o engenheiro da CTL Engenharia, Claudio Utida (Gerente do Contrato), as etapas mais importantes no processo líquido da ETE Atuba Sul são a paralisação e desativação dos Reatores Anaeróbios de Leito Fluidizado (RALF) existentes e a adequação das estruturas para os tanques de lodo ativado, sendo necessário a construção da casa de sopradores para insuflar ar nos difusores de fundo dos tanques.

“Os difusores foram parte primordial para garantir a eficiência esperada nesse processo: alta taxa de transferência de oxigênio e baixa perda de carga. Ao todo foram mais 12 mil difusores circulares distribuídos nos 04 reatores. “, acrescenta Diego Rocha, especialista em aeração por ar difuso na B&F Dias.

Dados fornecidos por: Valmir Soares – Marketing da CTL Engenharia e complementados pela matéria da Revista O Empreiteiro

Fonte: Portal Tratamento de Água

Deixe um comentário