Sistema FIEP sedia fórum sobre indústria automotiva e mobilidade

O diretor Evaldo Kosters representou o Sistema FIEP, na manhã desta quarta-feira (7), na abertura do 21° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade. O evento, organizado pela associação que reúne executivos, engenheiros e profissionais do setor automotivo, acontece até esta quinta (8), no Campus da Indústria, em Curitiba, com o tema “Brasil em Movimento: Conectividade e Transição Energética Rumo à Sustentabilidade”.

Em sua fala na abertura do evento, Kosters destacou que o Paraná abriga, atualmente, o terceiro maior polo produtor de veículos do país, com grandes montadoras sediadas aqui e uma ampla cadeia de fornecedores. E destacou que o Sistema FIEP, reconhecendo a importância do setor, oferta uma série de serviços e desenvolve vários projetos e inciativas para apoiar sua competitividade.

Entre algumas das principais ações da entidade voltadas para o segmento, ele destacou o Parque Tecnológico da Indústria, que está sendo instalado no Campus da Indústria, com foco em contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor. Outra importante iniciativa é o Projeto Estruturante de Baterias Íons-Lítio, liderado pelo Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, que tem o objetivo de unir forças para que o Brasil alcance independência tecnológica na produção desse tipo de baterias, que são essenciais para veículos elétricos e híbridos.

Kosters também destacou a atuação do Conselho Setorial da Indústria Automotiva da FIEP, que atua na representatividade e na defesa de interesses deste setor. “Por meio do Conselho, levantamos e damos encaminhamento às demandas das empresas, colocando a Federação à disposição para contribuir na busca por um melhor ambiente de negócios para o setor”, disse.

Sobre o fórum
O 21° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade é organizado pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da associação. Destinado a engenheiros, executivos, profissionais da área da mobilidade, estudantes e entusiastas, o evento visa discutir o futuro da mobilidade. Ao todo, são mais de 40 palestrantes e moderadores, distribuídos em 11 painéis que abordam diversas temáticas, como eletrificação, descarbonização, sustentabilidade, economia circular, profissional do futuro, agricultura, entre outras.

Além disso, o fórum é um espaço para uma discussão sobre os caminhos que promovem a aproximação entre os princípios de sustentabilidade e as necessidades da mobilidade do futuro. A partir dessa motivação central, são debatidas estratégias, regulamentações e melhores práticas de mitigação de impactos ambientais no setor. Isso inclui a redução de emissões de gases poluentes, avanços em eficiência energética, a adoção de práticas de design sustentável e o impacto da reciclagem de produtos no ciclo de uso.

Ainda, durante o evento, acontece a final do Hackathon SAE BRASIL da Mobilidade 2024, evento colaborativo para fomentar uma cultura empreendedora, com experiências práticas de desafios reais da sociedade, com coparticipação e mentoria de especialistas de mercado, treinamentos, ferramentas e metodologias de inovações.

Fonte: Agência FIEP

Deixe um comentário