Inscrições para processo seletivo estão abertas até 28 de agosto

Estudantes e professores da região de Quedas do Iguaçu têm uma oportunidade de qualificação gratuita nas áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) e de energia. A ENGIE Brasil Energia e o Senai se uniram para oferecer o Projeto Jovens na Ciência, que abrange cursos de capacitação, sendo 30 vagas para jovens que estão cursando o terceiro ano do ensino médio e outras 30 vagas para professores. A iniciativa busca aumentar a diversidade na área, por isso serão destinadas 50% das vagas para mulheres e 30% das vagas para pessoas negras. A ação conta, ainda, com apoio da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago.
Estudantes com interesse em participar do curso deverão passar por uma prova de conhecimentos gerais. E as pessoas selecionadas participam de um mês de aulas presenciais no Centro de Cultura e Sustentabilidade de Quedas do Iguaçu, entre 23 de setembro e 21 de outubro, sempre às segundas, terças e quintas-feiras, no período diurno. O conteúdo inclui apresentação das profissões do futuro, eletricidade básica, programação arduíno (uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos), projeto prático e eficiência energética.
Para professores, a seleção será por ordem de inscrição, desde que atenda aos 50% destinados a mulheres e 30% a pessoas negras. Os selecionados participarão de uma capacitação sobre abordagem de energia e gênero aplicada à docência. O treinamento ocorre no dia 27 de setembro, uma sexta-feira, no período noturno.
“Essa é mais uma ação da Trilha de Carreiras Femininas promovida pela ENGIE Brasil Energia, uma iniciativa de longo prazo que objetiva influenciar e desenvolver mulheres nas diferentes etapas da construção da sua carreira, estimulando a presença inclusive em áreas hoje ainda predominantemente masculinas”, destaca a Supervisora de Atração e Diversidade da ENGIE Brasil Energia, Livia Silva.
SERVIÇO
Programa Jovens na Ciência
Prazo de inscrições: até 28/08/2024
Para se inscrever, os candidatos alunos devem acessar o formulário de inscrição https://forms.gle/C5cHoHVxkSDFVUdE7 e candidatos professores devem acessar o formulário de inscrição https://forms.gle/dmsfFFfnKQUWTJvM9. Ambos devem preencher o formulário e anexar uma foto nítida/completa de todos os documentos obrigatórios (RG, CPF, comprovante de residência).
Sobre a ENGIE
A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 11 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
A ENGIE teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.
O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).
Fonte: Elisa Destro/Edelman