
O Sistema FIEP será uma das entidades apoiadoras da segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná. O termo que oficializa a adesão foi firmado, nesta quarta-feira (21), pelo presidente da entidade, Edson Vasconcelos, e pelo presidente interino da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Ágide Eduardo Meneguette. A assinatura ocorreu na sede do Sistema FAEP, em Curitiba.
Vasconcelos enalteceu a iniciativa, lembrando que a FIEP tem entre seus filiados o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite), que representa um importante segmento da indústria de alimentos paranaense. Além disso, assumiu o compromisso de, junto com o Sindileite, que já é uma das entidades parceiras da iniciativa, impulsionar a divulgação do prêmio entre as indústrias do setor.
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país, com 13 milhões de litros/dia, dos quais 6 milhões são destinados à fabricação de queijos. É um derivado que, além de ter valor nutricional, permite agregar valor à matéria prima, fortalecendo o setor e gerando empregos e renda.
O encontro desta quarta também teve a presença do assessor do Sistema FAEP/Senar-PR e idealizador do prêmio, Ronei Volpi, além do diretor-secretário da entidade, Livaldo Gemin, e do superintendente Carlos Augusto Albuquerque. Na ocasião, Vasconcelos recebeu uma edição do livro, produzido pelo Sistema FAEP, que traz um perfil de todos os produtores medalhistas da primeira edição, com as características básicas dos queijos premiados e os contatos dos ganhadores.
Sobre a premiação
O Prêmio Queijos do Paraná, que tem o objetivo de divulgar a qualidade e valorizar os derivados lácteos produzidos no estado, é promovido pelo Sistema FAEP, por meio do Serviço de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Paraná (Senar/PR), em parceria com o Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite e Sistema Fecomércio, que também passou a apoiar o evento neste ano.
Na primeira edição, o prêmio teve 450 queijos inscritos, dos quais 291 foram habilitados a participar do concurso. No total, produtores de 90 queijarias de 75 municípios participaram da disputa. Foram premiados 88 queijos: 28 com medalha de bronze, 30 com prata e 30 com ouro. Os medalhistas de ouro se classificaram, ainda, para uma disputa final, que terminou com a seleção de dez produtos condecorados com a medalha super ouro.
Segunda edição
A segunda edição será lançada oficialmente em 18 de setembro, em evento no Mercado Municipal de Curitiba. Na ocasião, o comitê gestor do prêmio apresentará o regulamento, que trará uma série de novidades. A expectativa é que a nova edição bata recordes de inscritos e de participação. O evento de premiação, em 2025, transcorrerá ao longo de três dias. Nesse período, ocorrerão eventos técnicos, julgamento e premiação dos queijos, além de feira de produtores de todo o Paraná. A expectativa é que haja 600 produtos inscritos, superando a edição anterior.
Outra novidade que faz parte da iniciativa é o Concurso Excelência em Muçarela, voltado a escolher o melhor queijo desta família em sua utilização na culinária. O produto não será julgado isoladamente, mas como ingrediente de uma pizza. Os jurados vão avaliar características técnicas como fatiabilidade, elasticidade, derretimento e gordura livre da muçarela, e as características sensoriais do produto em uma pizza. A expectativa é de que 80 queijeiros e/ou indústrias se inscrevam nessa modalidade
Fonte: Agência FIEP