Two Sides e SIGEP/Abigraf-PR esclarecem mitos sobre uso do papel a alunos do SENAI-PR

Quanto mais se usa papel, mais árvores existirão no planeta. A afirmação é a essência do que foi apresentado pelo diretor Técnico da Two Sides, Manoel Manteigas, a alunos do SENAI-PR em recente palestra realizada na sede da FIEP, em Curitiba. O evento, promovido em parceria com o SIGEP/Abigraf-PR, teve o objetivo de esclarecer mitos ambientais associados ao papel, como o de que o seu uso causa desmatamento.

Fundada em 2008, a Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que divulga os atributos únicos, sustentáveis e atraentes do papel e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre seus impactos ambientais. Também combate o Greenwashing, que são alegações equivocadas sobre eventuais benefícios ambientais de um produto, serviço ou tecnologia ou prática da organização. Segundo Manteigas, que participou do evento de forma online, ainda há muita desinformação a respeito do papel, sendo a mais forte de elas a de se deve evitar o uso deste material para não prejudicar o meio ambiente.

Para ele, o mito existe pelo fato da celulose, matéria-prima do papel, ser extraída de árvores. “Essas árvores são especialmente cultivadas para essa finalidade. Todos os dias são plantadas no Brasil mais de 1,5 milhões de árvores para a produção de celulose e papel. É um processo similar, por exemplo, ao cultivo de cana para a produção de etanol. Na verdade, se aumentar o consumo de papel, as plantações de árvores vão aumentar”.

Manteigas reforçou que há vários outros mitos a respeito do uso do papel que Two Sides vem esclarecendo desde a sua fundação e que, inclusive, a própria organização defende a produção e o uso responsáveis do papel. “Todo desperdício deve ser evitado em benefício do meio ambiente. O importante é que as pessoas sejam esclarecidas a respeito dos mitos. Por isso, falar para alunos do SENAI-PR é uma excelente oportunidade de divulgar os fatos. Estão todos de parabéns pela organização deste evento”.

Conscientização

Para o presidente do SIGEP/Abigraf-PR, Marcos Dybas, a palestra foi importante para fortalecer a atuação da Two Sides, e de toda a indústria gráfica, que trabalham com responsabilidade na defesa do uso consciente do papel e da sua valorização. “Somos contra qualquer tipo de desperdício, mas é preciso que fique claro que o uso do papel, além de não causar desmatamento, ainda impulsiona a economia, a informação e a educação. Ficamos felizes de ver o grande interesse dos alunos do SENAI pelo tema. Agradecemos a todos do Sistema FIEP pela parceria, em especial à Silvana Rizotto, gerente de Educação Profissional do SENAI-PR – região Curitiba.”

Fonte: Imprensa/SIGEP

Deixe um comentário