
ERP pode ser a chave para sustentabilidade nas indústrias ao aprimorar a produção e reduzir o desperdício
A sustentabilidade é um fator determinante para o sucesso da indústria. Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, 67% dos consumidores pesquisam sobre as ações sustentáveis realizadas pelas empresas antes de adquirirem seus produtos. Diante desse cenário, os sistemas ERP podem ser uma alternativa para tornar as companhias mais sustentáveis.
Os sistemas de gestão empresarial (ERP) são ferramentas que podem potencializar a sustentabilidade das empresas no contexto industrial e de distribuição. A implementação de um ERP permite a automação de processos e a utilização de ferramentas de produção inteligente, evitando desperdício de recursos.
“A integração proporcionada por um ERP assegura que todas as áreas da empresa, desde a manufatura até a distribuição, estejam alinhadas. Isso facilita a comunicação e a coordenação entre departamentos, otimizando o uso de recursos”, explica Jaqueline Maraschin, diretora de Marketing LATAM da Cyncly, companhia global que desenvolve softwares para diversos setores, com 70 mil clientes em mais de 100 países.
Maraschin ainda ressalta que a automação de processos, por sua vez, elimina tarefas repetitivas e minimiza erros humanos, o que contribui para uma operação mais limpa e eficiente.
É válido ressaltar que, de acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2023, mais de 80% das indústrias buscam realizar ações para otimizar o consumo de água e energia, além de buscar a redução da geração de resíduos sólidos. Ou seja, a sustentabilidade já é um assunto debatido no cenário industrial brasileiro.
“A sustentabilidade empresarial não pode ser encarada como um custo adicional e sim como uma vantagem competitiva. Empresas que implementam sistemas ERP frequentemente encontram maneiras de reduzir custos enquanto melhoram suas práticas ambientais”, comenta a diretora de Marketing.
Como reduzir os desperdícios na produção industrial?
As ferramentas de produção inteligente, integradas em muitos sistemas ERP modernos, como o FoccoERP, são pensadas para otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar a eficiência da produção e distribuição. Isso ocorre porque o sistema permite um monitoramento constante e preciso dos recursos, facilitando a identificação e correção de ineficiências.
“Essas ferramentas utilizam dados em tempo real para prever demandas, ajustar níveis de produção e gerenciar estoques de maneira mais eficaz, o que não somente reduz custos, mas também diminui o impacto ambiental ao evitar superprodução e o consequente descarte de produtos não utilizados”, reforça Maraschin.
A redução de desperdícios e a otimização de processos resultam em uma operação mais rentável e sustentável a longo prazo. A adoção de um ERP não apenas promove a integração e automação dos processos empresariais, como também contribui significativamente para a sustentabilidade, tornando as operações mais eficientes, reduzindo desperdícios e melhorando a rentabilidade.
“Além disso, com o ERP, as indústrias podem otimizar a programação da produção, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente, minimizando o desperdício de matérias-primas, energia e mão de obra”, finaliza Maraschin.
Sobre a Cyncly
A Cyncly foi criada em setembro de 2022 como a nova marca para unificar grandes desenvolvedoras de tecnologia. O grupo combinado criou uma potência global de software com mais de 2.300 funcionários e 70 mil clientes em mais de 100 países. As operações da Cyncly estão presentes na América do Norte, Europa, América do Sul, Ásia-Pacífico e África. Para saber mais sobre a Cyncly e suas marcas, visite http://www.cyncly.com.
Sobre a Focco
A Focco Soluções de Gestão é uma marca que faz parte do grupo Cyncly e que acumula mais de 30 anos de experiência para oferecer ao mercado as melhores soluções de gestão, com clientes em todo o território brasileiro. Atua nos mercados Metal Mecânico, Bebidas, Distribuidoras e Alimentos. O papel da marca Focco é fornecer as ferramentas necessárias para que os seus clientes enfrentem qualquer desafio amparados pelos dados e informações que as tecnologias de gestão oferecem. Saiba mais em foccoerp.com.br.
Fonte: Fernanda Fernandes da Cruz/Agência Contatto