
O presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas, e a presidente do Stig-PR (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado do Paraná), Susana Arrua, visitaram recentemente as novas instalações da Escola Gráfica José Toaldo Filho, que será reaberta em breve nas dependências do SENAI-Boqueirão, em Curitiba.
Amplo e refrigerado, o espaço vai oferecer os cursos Técnico em Processos Gráficos e Técnico em Design Gráfico, abrangendo offset, flexografia e digital. “Todos seguirão o mesmo padrão de qualidade adotado na Escola Gráfica do Senai, em Barueri (SP). Além dos equipamentos que serão transferidos das instalações atuais da escola gráfica, no SENAI/Portão, estamos negociando equipamentos digitais cedidos em comodato pela Teletoner/Xerox e pela Etirama, de Sorocaba (SP), especializada em impressoras flexográficas. Assim, a escola será também um ponto de apoio para os fabricantes divulgarem suas novidades e tecnologias”, diz Marcos Dybas.
O presidente do Sigep/Abigraf-PR afirmou ainda que está em estudo a possibilidade dos cursos Técnico em Processos Gráficos e Técnico em Design Gráfico fazerem parte do quinto itinerário, que é uma formação do segundo grau das escolas públicas no contraturno, com ampla duração. Além disso, a escola dará apoio na formação de pré-aprendizes.
Qualificação de mão de obra
A união entre o Sigep/Abigraf-PR e o Stig-PR, na avaliação de Dybas, é fundamental para aproveitando de todo o potencial que a Escola Gráfica José Toaldo Filho tem na qualificação e requalificação da mão de obra para a indústria gráfica paranaense. “A falta de mão de obra qualificada afeta os empresários, mas também os trabalhadores. Com os cursos ofertados na Escola Gráfica, o colaborador poderá se aperfeiçoar no que já faz hoje, além de desenvolver novas habilidades, aumentando a sua empregabilidade”.
Neste sentido, Dybas reforçou o quanto é importante a parceria com o Stig e também com o Sistema FIEP. “De uma ponta a outra na cadeia do trabalho estaremos bem assistidos, pois a parceira com o Stig facilitará na divulgação dos cursos e a parceria com o Sistema FIEP, por meio do SENAI, nos auxiliará com a criação e desenvolvimento dos cursos de acordo com as necessidades do mercado. Por isso, agradeço a Susana, presidente do Stig-PR, e a Silvana Rizotto, gerente de Educação Profissional do Senai – Região Curitiba, por estarmos juntos buscando soluções para manter a indústria gráfica paranaense competitiva e no posto de segunda principal força no Brasil nesta área, atrás apenas de São Paulo em número de empresas, mas praticamente igual em qualidade e criatividade dos seus impressos”.
Fonte: SIGEP/ABIGRAF-PR