Companhia integra o ISE pelo 20º ano consecutivo e figura no 4º lugar da classificação geral

A ENGIE Brasil Energia (EGIE3) está, mais uma vez, no topo da lista do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Na carteira divulgada pela instituição hoje, a companhia alcançou o 4º lugar dentre as 82 companhias, de 40 setores, selecionadas. Este é o 20º ano consecutivo que a Companhia tem suas ações incluídas no ISE, integrando uma seleta lista que garante presença desde a sua criação.
“Como a maior geradora 100% renovável do país, a ENGIE Brasil Energia tem a sustentabilidade como eixo central da sua estratégia de negócios. Nossas decisões de investimento refletem o compromisso com a transição energética e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Em 2024, realizamos um aporte recorde de R$ 9,7 bilhões, com foco em projetos solares e eólicos, além de transmissão de energia, reafirmando nossa ambição de posicionar o Brasil como protagonista na agenda global de descarbonização”, comenta Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente da companhia.
Para compor o ISE, a B3 avalia as práticas adotadas no ambiente corporativo, conforme seis dimensões: meio ambiente, governança corporativa e alta gestão, capital humano, modelo de negócios e inovação, capital social e mudança no clima.
No início deste ano, a ENGIE Brasil Energia também conquistou um espaço na renomada ‘A-List 2024’ da organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP), responsável por administrar a principal plataforma de divulgação de dados ambientais do mundo. A Companhia alcançou a nota máxima em Segurança Hídrica e repetiu o bom desempenho do ano anterior no questionário de Mudanças Climáticas, alcançando a nota A-. Além disso, a companhia passou a integrar, em 2024, o Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index, um dos índices mais relevantes do mundo sobre sustentabilidade.
“Estes reconhecimentos são resultado da constante evolução das nossas políticas, processos e iniciativas com foco em sustentabilidade, pautadas no respeito ao meio ambiente e às pessoas, e numa governança corporativa transparente e responsável. Além disso, eles servem como referência para a tomada de decisão de investidores, pois é cada vez maior a importância das práticas ESG na perenidade dos negócios”, explica Eduardo Takamori, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a ENGIE investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros.
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
A ENGIE teve no país, em 2024, um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e somava 2.800 colaboradores.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia, a ENGIE Brasil Energia, cujo ticker é o EGIE3. Além de integrar o Novo Mercado da B3, a Companhia é uma das únicas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a ENGIE Brasil Energia foi incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. A Companhia também recebeu, em maio de 2024, a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.
O Grupo é negociado nas bolsas de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europa 120 / França 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).
Fonte: Edelman Brasil | engie@edelman.com