
Reforçando a integração entre as entidades de representação do setor industrial da região Sul do país, o presidente do Sistema FIEP, Edson Vasconcelos, participou, na noite desta sexta-feira (22), em Florianópolis, da solenidade de posse da nova diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O industrial Gilberto Seleme, de Caçador, assumiu a presidência da entidade para a gestão 2025-2028, sucedendo Mario Cezar de Aguiar.
Entre as prioridades da nova diretoria da FIESC estão ações em favor do associativismo, educação, social, com ênfase na saúde do trabalhador, infraestrutura, inovação e tecnologia, defesa da indústria, internacionalização, inclusão e inteligência de dados. A indústria catarinense é composta por 62,7 mil indústrias, que empregam 934,3 mil profissionais e respondem por 36,7% dos empregos formais e 28,5% do PIB estadual.
Em seu discurso de posse, Seleme reforçou o compromisso da entidade com o diálogo com a sociedade e com os diferentes poderes, com todas as instâncias de governo, com todas as correntes políticas. “Também é isso que esperamos dos nossos representantes, tanto em nível estadual, quanto federal. A negociação, o diálogo e a diplomacia sensata – desconectada de interesses eleitorais, mais do que nunca, são o caminho para superar o grave momento em que vivemos. O partido da FIESC é a indústria”, afirmou.
A solenidade teve a presença de autoridades como o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Também compareceram quatro senadores, deputados federais e estaduais e representantes do Poder Judiciário.
Perfil do presidente

Engenheiro civil e administrador de empresas, Gilberto Seleme é empresário dos setores de madeira, couro, construção civil e do agronegócio. Além da presidência da FIESC, é diretor e delegado da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e membro do Conselho Estratégico da Fiesc. Integra a diretoria da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), é membro do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador – do qual foi fundador e primeiro presidente – e faz parte do Conselho Consultivo do Hospital Maicé, também de Caçador.
Ao longo de sua trajetória, foi 1º vice-presidente e vice-presidente para a região Centro-Norte da FIESC, membro da diretoria da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador (Bombeiros Voluntários) e integrante da diretoria da UnC-Caçador. Foi presidente da Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Funiarp), tendo presidido seu conselho consultivo e integrado o conselho curador da instituição.
Recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense e a Medalha dos 100 anos do Contestado. Foi condecorado com a Ordem do Pinheiro, a mais alta honraria do estado do Paraná; o título honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina; e a medalha Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina. Em 2019, recebeu da Uniarp o título honorífico de Doutor Honoris Causa.
Composição da diretoria
Além de Gilberto Seleme na presidência, a nova diretoria da FIESC tem como 1º vice-presidente o industrial André Odebrecht. Além deles, integram a mesa diretora empossada nesta sexta os industriais Edvaldo Ângelo, Nivaldo Pinheiro, Marco Aurélio Alberton e Evair Oenning. Como vice-presidentes estratégicos assumiram os industriais Leonardo Zipf, Neivor Canton, Ney Silva e Rui Altenburg.
Os vices regionais são Álvaro Mendonça (Alto Uruguai), Lino Rohden (Alto Vale do Itajaí), Leonir Tesser (Centro-Norte), Márcio Dalla Lana (Centro-Oeste), Astor Kist (Extremo Oeste), Maurício Cesar Pereira (Foz do Rio Itajaí), Thiago Fretta (Litoral Sul), Terêncio Oenning (Norte-Nordeste), Waldemar Schmitz (Oeste), Arnaldo Huebl (Planalto Norte), Paulo César da Costa (Serra Catarinense), Michelli Poli Silva (Sudeste), Edilson Zanatta (Sul), Ulrich Kuhn (Vale do Itajaí), Célio Bayer (Vale do Itapocu) e Edemar Fischer (Vale do Itajaí Mirim).
Fonte: Agência FIEP