Marcos Dybas é reeleito para presidência do Sigep/Abigraf-PR gestão 2025/2028

Por aclamação, o presidente do Sigep/Abigraf-PR, Marcos Dybas, foi reeleito para mais três anos de mandato, que vai de novembro de 2025 a novembro de 2028.

A confirmação para a nova gestão foi feita na noite do último dia 23 de setembro, na sede das entidades, em Curitiba, durante Assembleia Geral Extraordinária de natureza eleitoral. Além de associados, estiveram presentes o gerente executivo de Educação do SENAI-PR, Fabiano Prato Rath e a gerente de Educação e Negócios do Senai – Regional Curitiba, Silvana Rizotto

Dybas fez um balanço dos três primeiros anos, que, segundo ele, foram focados no reequilíbrio financeiro do Sigep/Abigraf-PR. “Priorizamos reduzir custos, o que nos levou a trocar funcionários, a tornar o Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho menos festivo e mais empresarial e a buscar novos patrocinadores e associados. Com isso, restabelecemos o fluxo de caixa, suficiente inclusive para começar obras de revitalização da sede”.

Dybas destacou também a volta do pleno funcionamento da Escola Gráfica José Toaldo Filho, em esforço conjunto do Sigep/Abigraf-PR com o Sistema Fiep, em especial o SENAI-PR. “Como sou vice-presidente da FIEP, estreitamos muito a relação com o sistema todo, o que acelerou as tratativas e parcerias para colocarmos a escola em funcionamento. A parceria também nos possibilitou ampliar as ofertas de benefícios aos associados, como descontos e gratuidades nas áreas de educação, saúde e segurança, por meio do SESI-PR”.

Futuro

Dybas avalia que o Sigep/Abigraf-PR ficarão mais fortes na próxima gestão. “Em breve vamos aumentar o número de associados absorvendo a base do Sindicato de Cascavel. Também vamos intensificar a atração de novos associados e patrocinadores, além de promovermos encontros em almoços com os empresários gráficos para ouvirmos, de forma individual, o que esperam de nós. Tudo isso vai dar mais solidez financeira e direcionamento estratégico para as nossas ações”.

Por último, Dybas destacou que um dos objetivos é retomar a realização de eventos impactantes para os associados. “Vamos focar em eventos que tenham temas de alto impacto, como o que fizemos recentemente sobre reforma tributária, e também eventos para propagar o que os nossos patrocinadores têm de relevante para ajudar no desenvolvimento das gráficas. A ideia é sempre termos confraternização, importante para troca de conhecimentos e fortalecimento de parcerias”.

Novos membros

As diretorias do Sigep/Abigraf-PR se mantiveram praticamente iguais para a próxima gestão, com exceção de três novos membros: Leoni Repula (Inovaprint), que é suplente na diretoria do Sigep; Leandro Pereira Santana (Rotular Print), que é 2º Tesoureiro no Sigep e diretor financeiro adjunto na Abigraf-PR, e Robson Modesto (Everest), que é suplente na diretoria do Sigep.

Para Leoni, estar na gestão é uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento do mercado, principalmente em rótulos e etiquetas. “É uma honra receber o convite da Manoella e do Marcos, que, como nós da Inovaprint, também é do setor de flexografia. Por isso, creio que teremos oportunidades de ter mais troca de ideias sobre o nosso segmento”.

Leandro Santana espera contribuir instigando a elevação do nível das discussões: “Hoje as gráficas são organizadas de forma familiar. Os empresários se preocupam com organização básica. Vamos fazer o empresário dominar isso de forma excelente e subir o nível: qual é o meu próximo investimento? Onde o mercado está indo? Como posso fazer minha empresa crescer?”

Robson Modesto destacou que é preciso focar muito no aumento a adesão dos empresários às entidades. “A participação dos empresários é baixa. Temos no Sigep/Abigraf-PR palestras, cursos e troca de ideias. Às vezes você tem uma situação que está passando e alguém já passou e pode ajudar”.

Veja outros depoimentos:

Marcelo de Moraes, gerente comercial da Brimax Brindes – “Fico feliz de estar aqui na eleição. Somos associados recentes e estamos tentando participar mais ativamente das entidades, pois é importante a troca de ideias com outros empresários”.

Margarete Bracellos, diretora da Gráfica MCA – “O sindicato tem que trazer mais mulheres, tanto para associadas em geral quanto para a diretoria. Eu sempre vi a mulher muito somente no acabamento, uma coisa básica para fazer. E agora não. Agora você vê as mulheres como diretoras, como o braço forte das gráficas”.

Derli de Araújo Krassuski, diretor da Master Print – “É notória a boa administração do Dybas na sua primeira gestão. Redimensionou as finanças e conseguimos mais associados. Na nova gestão, precisamos continuar com a austeridade e projetar novo apoio a feiras, um apoio mais efetivo a feiras internacionais.”

Claudio Renê de Moura, diretor da Nova Gráfica – “Viemos de pós-pandemia que parou tudo. O Dybas, com toda a simplicidade dele, tomou conta do sindicato, apagou as arestas, acertou toda a parte financeira. Agora é um prêmio para ele colher os frutos”.

Abilio Santana, diretor da Hellograf – “O sindicato mudou muito e fez mudança administrativa que é fantástica. Agora, temos que incentivar o empresário a buscar mais informação, levando para as feiras, para os eventos, organizar caravanas. O mercado está difícil, mas sempre vai ter oportunidades. Vejo mais oportunidade hoje do que via 20 anos atrás”.

Elieser Cardoso dos Santos, executivo de vendas da Stoque – “Somos uma empresa de tecnologia de impressão que busca expandir sua atuação no Paraná. Viemos conhecer toda a estrutura do Sigep/Abigraf-PR para levar à diretoria a possibilidade de nos associarmos, o que vai contribuir para expandirmos nossos negócios no estado”.

Fonte: SIGEP/ABIGRAF-PR

Deixe um comentário