Encontro reuniu 13 âncoras e mais de 100 fornecedores, estimulando parcerias e ampliando a competitividade regional

Organização estima que foram gerados R$ 21 milhões em negócios (Foto: João Vidolin)
Pela Itambé, o gerente Emerson Miguel destacou a retomada de contatos e novas possibilidades comerciais. “O encontro é dinâmico e reúne uma variedade grande de fornecedores. Encontramos parceiros antigos que querem retomar negócios e novos fornecedores que podem atender nossas demandas. A experiência tem sido muito positiva”, disse.
Fornecedores ampliam acesso às grandes cadeias industriais
A rodada reforçou o papel da FIEP em aproximar empresas de diferentes portes e regiões. A indústria de pré-moldados Femac, de Apucarana, foi uma das participantes do interior. A administradora Carmem Lúcia Izquierdo avaliou a participação como estratégica para o planejamento da empresa. “É uma oportunidade única para apresentar nossos pré-moldados e fundações a grandes grupos. A dinâmica favorece conversas objetivas e a projeção de negócios para 2026 e 2027. Conseguimos mostrar que atendemos o Paraná inteiro”, afirmou.
O empresário Marcelo Surek, da Decelo, buscou expandir a carteira de clientes para uniformes corporativos de alta qualidade. “A rodada é ótima. Já estamos agendando reuniões e esperamos ampliar negócios em 2026”, destacou. A empresa atende marcas como New Holland, Caterpillar e Tintas Renner no Brasil.
Da indústria do vestuário Cia da Roupa, o diretor Adirsson Akel levou peças de alfaiataria feminina voltadas à uniformização corporativa. “Participamos para apresentar nosso portfólio e incentivar empresas do setor a conhecerem o formato das rodadas. Esse tipo de encontro dinamiza a economia e fortalece o associativismo”, afirmou.
Crédito como apoio à expansão dos negócios
O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da FIEP participou do evento auxiliando empresas interessadas em crédito para investimentos. Entre os parceiros estavam Fomento Paraná, BRDE e Sicoob Unicoob.
O diretor da cooperativa, Carlos Schlick, destacou o papel da integração entre instituições financeiras e o setor produtivo. “A parceria entre FIEP e Sicoob é essencial para fortalecer o ecossistema regional. Para os empresários, orientamos que apostem em linhas com melhores condições, como Finep, e a investirem em consultoria e planejamento antes de tomar crédito. Essa preparação evita endividamento e amplia as chances de sucesso no mercado atual”, afirmou.
A Rodada de Negócios Multissetorial teve o formato elogiado pelos participantes, com reuniões em formato cronometrado, favorecendo a objetividade e a geração de contatos qualificados. Além disso, permitiu a convergência entre compradores e fornecedores de diversos setores como embalagens, beleza, construção civil, agronegócio, papel e celulose, móveis e alimentos. De acordo com a organização do evento, foram gerados em torno de R$ 21 milhões de negócios, para os próximos 12 meses, entre as empresas que participam da rodada. “Conseguimos aproximar grandes indústrias de fornecedores locais, estimulando competitividade e fortalecendo cadeias produtivas regionais. Com os resultados alcançados, queremos incluir novas edições como essa na programação do próximo ano”, garante o coordenador, Marcos Dybas.
Fonte: Agência FIEP