Governo institui Conselho da Agência Paraná de Desenvolvimento

Na foto: Os membros do Conselho de Administração da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) durante a posse nesta terça-feira (09/10), em Curitiba. ANPr

Os membros do Conselho de Administração da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) tomaram posse nesta terça-feira (09/10), em Curitiba. O órgão foi criado pelo governador Beto Richa para atuar na atração de novos investimentos para o Estado e também apoiar empresas já existentes por meio de convênios e parcerias comerciais.O conselho é composto pelo diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto Gloger, e pelos secretários de Estado Cássio Taniguchi (Planejamento e Coordenadoria Geral), Luiz Carlos Hauly (Fazenda), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística), Ercílio Santinoni (Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul), pelo diretor-presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, e pelo procurador-geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardoso.

O objetivo da Agência de Desenvolvimento do Paraná é promover a inovação e a modernização tecnológica, melhorando a competitividade, a prestação de serviços e a geração de empregos nas empresas instaladas no Estado.

De acordo com Carlos Alberto Gloger, a Agência vai centralizar informações de diversas áreas para permitir que empresários tenham todo o apoio ao investir no Estado. Além disso, a APD vai criar uma base de dados para auxiliar na tomada de decisões de governo.

“A Agência vai buscar informações e apoio em todas as regiões do Estado, sobretudo nas que já possuem entidades semelhantes, como as agências de desenvolvimento regional”, explicou o diretor-presidente da entidade.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a instituição da APD vai ajudar no crescimento do Estado. “Entendo que a criação da Agência vai gerar informações importantíssimas para a tomada de decisões, com todos alinhados no mesmo sentido, o de trazer o crescimento para nosso Estado”, disse.

ARTICULAÇÃO – secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, afirmou que a Agência Paraná de Desenvolvimento complementa as políticas estaduais de estímulo ao crescimento industrial. “A Agência articula de forma mais consistente a política que já vem sendo desenvolvida no Paraná no que diz respeito à atração de novas empresas. É uma Agência de promoção do Estado, que reúne técnicos qualificados e experientes para consolidar o novo momento da economia paranaense”, afirmou Sebastiani.

Durante a reunião do conselho administrativo, os membros empossados discutiram a aprovação do Estatuto Social e a composição do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva do órgão. Também foram debatidas as condições estruturais necessárias para atuação da Agência, que está vinculada diretamente à Governadoria, através da Casa Civil.