
Uma das melhores Universidades do Mundo, Stanford University, USA, com grande número de vencedores do Prêmio Nobel, através de seus professores Jeroen Baas, Kevin Boyack, John P.A. Ioannidis e com a editora Elsevier BV, acabam de publicar em 19 de Outubro de 2021 a terceira versão, atualizada da lista dos melhores cientistas do mundo (19 October 2021|Version 3|DOI:10.17632/btchxktzyw.3).
Nesse estudo, um dos mais sérios já feitos sobre rankings, foi criado um banco de dados que está disponível ao público contendo mais de 100.000 cientistas de ponta (os 2% mais relevantes do mundo).
O ranking fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e ano único. São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos 5 artigos. Os dados ao longo da carreira foram atualizados até o final de 2020.
A seleção é baseada nos 100.000 melhores por c-score (com e sem autocitações) ou uma classificação de percentil de 2% ou superior.
Ou seja, essa lista é a nata real, sem máscara, de quem publica artigos que tem realmente relevância na ciência.
Veja aqui o link do artigo e das tabelas originais:
Na lista estão 812 Brasileiros, a imensa maioria de Universidades Públicas.
Parabenizamos o DR. Marcus Zulian Teixeira por novamente constar nessa lista tão seleta. Que considera uma honra e um reconhecimento de décadas de esforço e trabalho pela ciência do Brasil.
DR Marcus Zulian Teixeira parabeniza a todos os seus colegas aqui listados e aqueles que em breve estarão no ranking.
Fonte: DR. Marcus Zulian Teixeira